terça-feira, julho 06, 2010

O gosto amargo




Quando somos magoados ou ofendidos, não demora muito para que nos vejamos querendo acertar as contas com aqueles que estão em dividas conosco. Não há alguém que lhe deva algo? Uma desculpa? Uma segunda chance? Um novo começo? Uma explicação? Se pararmos para pensar em cada detalhe, não faltarão motivos para a lista de gente que está em falta conosco. O que fazer com aquelas pessoas que nos roubaram o que havia de mais precioso?

Jesus disse: “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celeste também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celeste não lhes perdoará as ofensas” (Mateus 6:14-15).

Jesus não questiona a realidade de minhas feridas. Ele não duvida que tenham pecado contra mim. A questão não é a existência da dor; a questão é o tratamento da dor.

Ajustar contas é algo que custa caro e o preço a ser pago é o seu relacionamento com outras pessoas... é uma ocupação solitária... é também prejudicial à saúde... é pago um preço alto fisicamente e espiritualmente.

A Bíblia diz: “o ressentimento mata o insensato” (Jó 5:22).

Quem se interessa em ajustar contas, nunca descansará. Por mais que você pense que mereça uma desculpa, pode ser que quem lhe deva não concorde com tal avaliação, ou seja, nunca lhe será pago o que lhe é devido. Mas, e se você ganhar algo, isso lhe bastará? Até onde a justiça é suficiente?

Jesus nos ensina: “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celeste também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celeste não lhes perdoará as ofensas” (Mateus 6:14-15).

Jesus nos fala que o Pai nos tratará assim como tratamos os outros. Quer desfrutar da generosidade de Deus? Então, deixe que os outros desfrutem da sua (obrigado por esta revelação, Pai).

Deus se regozija em perdoar os homens. Jesus disse que quando um pecador se arrepende há festa no céu, acontece banquete de anjos e brindes de louvor a Deus são levantados no Universo (Lucas 15:7).

Sim, perdoar pecados é a alegria de Deus e somente em Deus se pode visualizar o ato do perdão.

Quando Davi adulterou e encomendou a morte do marido de Bateseba, o profeta Natã o visitou e o fez ver o pecado que cometera. Davi entrou em pânico de consciência e disse: “pequei contra o Senhor”. Natã, o profeta, todavia, lhe disse: “também o Senhor já perdoou o teu pecado” (2 Samuel 12:13).

Somente Deus pode perdoar pecados (Marcos 2:7), assim como somente Deus pode trazer a revelação de que o pecado está perdoado. De fato, perdoar pecado é algo divino, ninguém consegue perdoar pecado sem Deus.

Quando perdou, o faço, porque sei que tal sinceridade e bondade em Graça só acontecem muito depois de Deus já haver perdoado a quem me deve ainda, mas que para Deus não deve mais. Quando perdou posso fazê-lo com toda a certeza, pois eu, de mim mesmo, jamais seria capaz de perdoar alguém em meu próprio coração se neste já não tiver sido entretecido pela Graça do perdão que Deus já concedeu ao meu próximo. E quando não perdoou, fico órfão de Deus em mim mesmo, visto que retenho contra meu próximo aquilo que já não existe para Deus, pois já foi desfeito todo o pecado. Assim, o perdão desfaz o mal e a falta dele cria o mal em mim.

Há quem faça de tudo para tornar o pecado algo pesado e difícil de ser perdoado e assim o fazem porque desejam que o perdão seja uma conquista do outro, ou seja, o pecador precisa se esfolar todo a fim de provar que conquistou o seu lugar de mérito para receber o perdão.

O fato é que Jesus ensinou que o perdão não é algo pesado e não deve ser dificultado. Foi por esta razão que Ele disse que o próximo, sinceramente arrependido, deve ser perdoa até 490 vezes no mesmo dia (Mateus 18:21-22). Perdoar deve se tornar algo equivalente a respirar, pois de fato o perdão é o oxigênio para a alma de quem perdoa, muito mais do que o é para a alma daquele que o busca.

O preço do perdão já foi pago antes da fundação do mundo pelo Cordeiro imolado.

Senhor, em Ti está o perdão!

Perdoa-me todos os meus pecados, pois “enquanto eu mantinha escondido os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim, minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca” (Salmo 32:3-4)

Perdoe os meus pecados, assim como já perdoei os pecados de quem me ofendeu (Lucas 11:2-4).